quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TOQUES DE BERIMBAU E GOLPES DA CAPOEIRA




Venho observando em todos esses anos dedicados ao ensino da capoeira angola a polêmica existente no meio capoeirístico em torno do número exatos dos toques de berimbau e dos golpes de capoeira que, a medida que o tempo passa, vem aumentando consideravelmente a sua quantidade, devido à nossa capacidade criativa, própria do artista que somos.
No entanto a resposta é muito fácil: "As coisas simples estão mais perto da grande verdade". Todos os toques do berimbau são executados através de cinco batidas com a vaqueta no arame que liga a cabaça à verga, através de um barbante. Baseado nisso, posso afirmar que são apenas sete (sete) o número de toques do berimbau.
São eles:


ANGOLA (batidas)
(invertendo o toque de São Bento)
2 em cima – tich...tich
1 em baixo – tom
1 ou 2 em cima – tim (tim)


SÃO BENTO (batidas)
(invertendo o toque de Angola)
3 em cima – tich...tich...tim
1 ou 2 em baixo – tom (tom)


JOGO DE DENTRO (batidas)
(invertendo o toque de Jogo de Fora)
2 em cima – tich...tich
2 em baixo – tom...tom
1 em cima – tim


JOGO DE FORA (batidas)
(invertendo o toque de Jogo de Dentro)
4 em cima – tich...tich...tim...tich
1 em baixo – tom


SANTA MARIA (batidas)
(invertendo o toque de benguela)
2 em cima – tich...tich
1 em baixo – tom
1 em cima – tim
1 em baixo – tim


BENGUELA (batidas)
(invertendo o toque de Santa Maria)
3 em cima – tich...tich...tim
1 em baixo – tom
1 em cima – tim


YUNA (batidas)
(sem inversão, apenas executado pelo berimbau viola)
2 em cima – tich...tich
3 em baixo – tom...tom...tom

Os toques acima citados mudam bastante a sua denominação de uma academia para outra, com exceção do primeiro (angola) e do segundo (São Bento), bastante conhecidos, denominados pequena ou dobrada, grande ou pequeno, respectivamente a depender do ritmo: Lento, moderado ou rápido.
Quando o toque finaliza na Quarta batida (angola pequena e São Bento pequeno), o instrumentista encosta a vaqueta na parte do arame abaixo do barbante, sacudindo simultaneamente o caixixi, eqüivalendo à Quinta batida.
Tonalidades musicais do berimbau:


Agudo: - TIM – com o dobrão preso
Abafado: - TICH – com o dobrão folgado
Grave: - TOM – com o dobrão solto


Somente para esclarecer, o berimbau propriamente dito, de tamanho normal e som característico é denominado GUNGA ou URUCUNGO (solo); o da cabaça grande que emite som bastante grave é o BERRA-BOI (marcação); e o da cabaça pequena e som bastante agudo é o VIOLA (improviso). Foi assim que eu aprendi na Academia do Mestre Pastinha. Quanto aos golpes da capoeira são também em número de 7 (sete), com diversas variações e combinações, além de denominações que diferem de uma Academia para outra e são aplicados com:


O calcanhar: RABO DE ARRAIA
As laterais do pé: MEIA LUA
A ponta do pé: PONTEIRA
O dorso do pé: CHIBATADA
A planta do pé: CHAPA
A cabeça: CABEÇADA
O joelho: JOELHADA


Para finalizar, transcrevo do livro do Dr. Decânio (aluno do Mestre Bimba em 1938), as palavras do Mestre Pastinha a respeito do assunto em pauta: "...Pastinha dizia que os golpes fundamentais da capoeira angola, assim como os toques do berimbau, são apenas sete... mas cada um destes sete pode gerar sete... e cada um dos sete gerados pelos primeiros pode gerar mais sete e assim de sete em sete podemos chegar ao infinito!"


(José Luiz Oliveira Cruz, Mestre Bola Sete)


Em matéria ao Jornal Muzenza – Curitiba/ PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário